Como ajudamos a eliminar a contaminação cruzada em linha de produção 

Aqui na Evolke, nosso trabalho é orientado, principalmente, pela criatividade. Com mais de 13 anos de experiência no mercado, acreditamos que a inovação anda de mãos dadas com a experiência e a criatividade. Por isso, essa história de sucesso nos representa tanto. Olha só: 

Foto-Deivid
Joana

O problema 

Quando Joana, representante de T&D de uma empresa fabricante de aromas e fragrâncias, chegou até nós, ela tinha um grande problema: seus trabalhadores não lavavam bem as mãos ao mudaram de linha de produção, fazendo com que seus saborizadores sofressem com contaminação cruzada

Ou seja, um saborizador que deveria ter gosto de Baunilha, estava saindo com sabor de Bacon. 

Joana conversou com nosso sócio e especialista em aprendizagem, Deivid Alexandre, explicando que precisava, com urgência, de um vídeo que ensinasse para os trabalhadores a forma correta de lavar as mãos, para evitar a contaminação cruzada que vinha acontecendo. 

Durante a conversa, Joana mostrou como funcionava a rotina na linha de produção e, enquanto falava, Deivid rascunhava algumas ideias de como lidar com o problema.  

Spoiler: não seria com um vídeo!

Saiba mais

Conheça a Unievolke

Uma plataforma onde sua empresa treina os colaboradores do seu jeito, sem complicações e com o melhor da tecnologia.

Banner-Topo

A solução:

Simplicidade + Criatividade

Depois de escutar Joana, Deivid propôs uma solução diferente da que ela buscava, mas que seria ainda mais eficaz. Entenda: 

Em vez de desenvolver todo um vídeo, que seria assistido no máximo 2 vezes pelos trabalhadores e depois esquecido, ele propôs uma ação um pouco mais simples, porém eficaz em sua repetição e impacto: desenvolver peças gráficas que seriam distribuídas pela fábrica para reforçar a necessidade de lavar as mãos e o impacto que isso tem sobre a linha de produção. 

Sendo assim, foram criados: 

Adesivos

Adesivos com cerca de 20 cm para os banheiros, que explicavam como lavar as mãos corretamente e como isso colaborava para manter a linha de produção protegida. 

Cartazes

Cartazes na saída da linha de produção que diziam “Não esqueça de lavar as mãos ao sair” e outros na entrada, com “Lavou as mãos antes de entrar?” escrito neles. 

Panfletos

Panfletos ensinando a forma correta de lavar as mãos e o seu impacto na linha de produção, que foram distribuídos no refeitório. 

DPO

O resultado:

Em resumo:

Com os trabalhadores sendo impactados diariamente pelos avisos e lembretes, foi possível alterar o comportamento e a cultura de higiene da linha de produção. 

Com isso, houve uma diminuição de 46% na contaminação cruzada, fazendo com que os produtos não saíssem com o gosto diferente e retomando a qualidade da produção. 

Quando aliamos criatividade e experiência, conseguimos criar soluções fora da caixa. Inovação não significa tecnologia, mas sim renovar ideias para que elas possam atingir seus objetivos de forma eficaz.  

Por isso, nem todo desafio de T&D pede por um treinamento de horas, um vídeo longo ou palestra. Muitos podem ser resolvidos com ações pontuais – e até mais baratas, como vimos no caso da Joana. 

E você, quer saber como aplicar a criatividade para inovar nos seus desafios de T&D?

Então preencha o formulário e agende uma consultoria gratuita agora mesmo: